A AJUDEM A CONTINUAR NOSSO TRABALHO DE CAPOEIRA ACEITAMOS DOAÇÕES: MATERIAIS E EM DINHEIRO C/P AG 3041 013 00016364-7 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PALESTRAS, WORKSHOP, Email: mestrebicheiro@hotmail.com cel. 011993040746

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Mestre Decanio


         Mestre Decanio 100 anos na história 

Antônio Luiz Campos (Boa Alma).

PARTE 1.

Se teve alguém que marcou época na história da Capoeira, excepcionalmente na Capoeira Regional, esse alguém, foi, Ângelo Augusto Decanio Filho (Dr. Decanio ou Mestre Decanio).

 Nasceu na velha Bahia de todos os santos, credos e, axé no dia 12 de fevereiro de 1923. Iniciou se na Capoeira Regional no ano de 1938, por volta dos 15 anos de idade, a sua admiração, e respeito pelo mestre Bimba, iam alem de discípulo e mestre, era respeito e amor de pai e filho. 

Matriculou se na academia do Rei da Regional, após, escutar pela primeira vez a historia que, o mesmo havia batido em sete soldados, e, após te-los desarmados entregou a suas armas na sede do jornal "A Tarde" no dia seguinte à confusão.

 Começava ali uma história de ensinamentos, aprendizado, amizade e lealdade que se perpétuos por 36 anos até a partida de seu Bimba para as rodas de cima.


Continua na parte 2...


Créditos e referências.

.A Herança de Mestre Bimba; Ângelo Augusto Decanio Filho. 1997.

.A Capoeira Iluminada; Luiz Fernando Goulart. 2005.

{As demais referências estarão nas duas próximas continuações dessa historia}.

Texto;

Antônio Luiz Campos (Boa Alma).

#boaalmapoesiasepesquisas

Nenhum comentário:

Postar um comentário