A AJUDEM A CONTINUAR NOSSO TRABALHO DE CAPOEIRA ACEITAMOS DOAÇÕES: MATERIAIS E EM DINHEIRO C/P AG 3041 013 00016364-7 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PALESTRAS, WORKSHOP, Email: mestrebicheiro@hotmail.com cel. 011993040746

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

BREVE RESUMO DE UMA LONGA HISTÓRIA CRISTIANISMO

BREVE RESUMO
DE UMA LONGA HISTÓRIA
CRISTIANISMO


Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias) é uma religião abraâmica monoteísta  centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias. Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristã ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos; Os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores. Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto como o revelador quanto a encarnação de Deus. Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho ("Boas Novas"), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica (ver também judaico-cristão). Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a Idade Média a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo. O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV (ver: Impacto do cristianismo na civilização). No início do século XXI o cristianismo conta com entre 2,3 bilhões de fiéis, representando cerca de um quarto a um terço da população mundial, e é uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo também é a religião de Estado de diversos países. Pedro, portanto, foi o primeiro papa, e seus sucessores – os papas – são a autoridade máxima da Igreja. Os católicos romanos acreditam no poder de intercessão dos santos e admitem a utilização de imagens em seus rituais, o que não significa adoração a elas. A maioria dos católicos da atualidade é habitante das Américas, da Europa, da Austrália, da Nova Zelândia e da África.

IGREJA CATÓLICA ROMANA

Considerada a igreja fundada pelo próprio Cristo, que teria delegado a Pedro a tarefa de conduzir o povo cristão na fé. Pedro, portanto, foi o primeiro papa, e seus sucessores – os papas – são a autoridade máxima da Igreja. Os católicos romanos acreditam no poder de intercessão dos santos e admitem a utilização de imagens em seus rituais, o que não significa adoração a elas. A maioria dos católicos da atualidade é habitante das Américas, da Europa, da Austrália, da Nova Zelândia e da África.
IGREJA ORTODOXA

A disputa política entre o Império Romano do Ocidente e o do Oriente provocou a primeira grande divisão do cristianismo. Em 1504, o patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, temendo que sua autoridade fosse considerada menor do que a do papa declara-se independente de Roma. Tentativas de conciliação entre as duas igrejas foram feitas, mas a divisão foi permanente, apesar das semelhanças de doutrina e de culto. A Igreja Ortodoxa subdividiu-se e as principais são a russa, grega e romena.

COMO SURGIRAM AS IGREJAS PROTESTANTES?

Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia. Os inimigos dos reformistas passaram a se referir a seus seguidores como "luteranos". Estes, por sua vez, preferiam ser chamados de "evangélicos", termo hoje muito usado para se referir aos fiéis das igrejas protestantes. A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de várias correntes religiosas. “O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia”. “A ideia de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças vai gerar uma variedade enorme de igrejas”, diz o cientista da religião João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Isso ajuda a entender por que hoje existem tantas ramificações entre os protestantes. Crença na autonomia. Liberdade pregada por Lutero deu origem a várias correntes religiosas.

 REFORMA PROTESTANTE

LUTERANOS

A ruptura de Luterano com os católicos, em 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos e acreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas.

PRESBITERIANOS

Inspirados no teólogo francês João Calvino (1509-1564), pregavam a predestinação divina: ou seja, só os eleitos por Deus se salvariam. O teólogo holandês James Arminius (1560-1609) criaria depois outra vertente do presbiterianismo: o Arminianismo.

ANGLICANOS

O rei inglês Henrique VIII (1491-1547) queria anular seu primeiro casamento para se unir a outra mulher. Após a recusa do papa Clemente VII, ele rompeu com a Igreja Católica e criou a anglicana em 1534, ficando livre da interferência papal.

BATISTAS

O movimento Ana batista já existia quando Lutero começou a questionar a Igreja Católica. Mas, como outras correntes protestantes, o movimento só ganhou expressão após a Reforma. Acabou dando origem à Igreja Batista.

METODISTAS

Surgiram na Inglaterra no século 18, propondo reformar a Igreja Anglicana. Baseadas na crença da salvação pela fé em Cristo, as ideias metodistas não conseguiram mudar os anglicanos, mas deram origem a uma nova corrente protestante.

PENTECOSTAIS

Começaram a aparecer no início do século 20 como uma dissidência dos metodistas. Em 1910, foi fundada a Congregação Cristã do Brasil; no ano seguinte, a Assembleia de Deus, e em 1962, Deus é Amor. Os pentecostais creem na cura pela fé.

                         NEO PENTECOSTAIS 
               
Fazendo parte do grupo a Igreja Universal do Reino de Deus, de 1977, e a Igreja Renascer em Cristo, de 1986. Os neo pentecostais têm em comum a adoção da mídia para pregar aos fiéis, além dos cultos espetaculares e a realização de exorcismos.

RELIGIÕES ESPIRITUALISTAS

São as que seus seguidores acreditam na manifestação e intervenção dos espíritos. Entre elas, destacam-se o espiritismo e as religiões Afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. O espiritismo, o candomblé e a umbanda não são consideradas religiões cristãs por muitos teólogos do sincretismo conservador. Mas, pelo sincretismo religioso e pelo fato de as religiões espirituais não excluírem outros cultos, muitos cristãos participam dos ritos dessas religiões, muitas vezes elas são classificadas e buscadas como cristãs.

RELIGIÕES PROFÉTICAS

São aquelas que fundamentam sua doutrina na revelação de Deus por meio dos profetas ou do próprio Cristo (no caso do cristianismo). Além do cristianismo, são religiões proféticas o judaísmo (o profeta é Moisés) e o islamismo (o profeta é Maomé).

RELIGIÕES SAPIENCIAIS

São aquelas que nascem da experiência humana, sem qualquer revelação e sem a manifestação dos espíritos. Seus adeptos buscam investigar a alma com uma reflexão sobre si mesmo, mas seguem os ensinamentos de grandes mestres. Estão neste grupo o hinduísmo, o budismo, o jainismo, o taoismo e o confucionismo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

POSTADO POR MESTRE BICHEIRO



Nenhum comentário:

Postar um comentário