No primeiro programa da Série “Afro brasilidades em 78 rpm”, o tema de Capoeira “Cala a boca menino”, é apresentado no dia 20 de junho de 1938 na Rádio Nacional (mais tarde, adaptado por João Donato). O programa estreia uma série destinada a temas da música popular “folclórica”. Neste está presente o “rudimentar e bárbaro instrumento afro-brasileiro”, o Berimbau.
Integrante da primeira geração de historiadores da música popular brasileira, Almirante teve sua produção radiofônica investigada por Giuliana Souza de Lima, na pesquisa “Almirante – a mais alta patente do rádio – e a construção da história da música popular brasileira.
O Almirante faz uma contextualização da história da Capoeira, apoiando-se das pesquisas de Manuel Querino, escritos em A Bahia de Outrora (1916). Faz uma comparação do alcance da Capoeira nas classes mais elevadas com relação a outras modalidades de luta. Apresentando a escola do mestre Bimba como sendo única.
Mas, o programa tinha como objetivo principal apresentar outros aspectos da Capoeira.
Mostrando algumas das músicas e toques utilizados na roda de Capoeira. Falou sobre a Banguela, Banguelinha, Iúna, Idalina, Santa Maria, Avemaria, Cavalaria, São Bento Pequeno Repicado, São Bento Grande, e até um toque que indicava aceitar a bebida que tinham a oferecer.
Sobre o exercício da Capoeira (brinquedo) na Bahia, ele apresenta o termo vadear, que tem sentido diferente do Rio de Janeiro (ficar na ociosidade).
Ainda neste programa faz menção a luta ocorrida entre Ciríaco e o Japonês Sada Miyako no Rio de Janeiro.
Também não esqueceu de falar sobre o Besouro Mangangá, e demonstrar uma cantiga em homenagem a este.
Curiosidades? Comente, curta e compartilhe.
Referência:
Curiosidades Musicais <https://goma-laca.com/afrobrasilidades-em-78-rpm>
Programa Completo:
https://goma-laca.com/p/banzo-batuque-capoeiragem
Texto:
Elton Cristiano (Mestre Espaguete)
@eltoncss
#capoeira #museudacapoeira #historiadacapoeira #capoeiraangola #capoeiraregional #capoeiragem